terça-feira, 5 de agosto de 2008

EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA


A geografia é uma ciência que está inserida no contexto das transformações gerais da sociedade e de sua dinâmica espacial. Essas transformações faz da Geografia uma ciência interessante, uma vez que, nessa época de globalização, a questão da natureza e os problemas ecológicos tornaram-se mundiais, alcançando um novo significado.
O ensino da Geografia no século XXI oportuniza ao aluno o descobrimento do mundo em que vivemos, com especial atenção para as constantes transformações ocorridas, dentre elas os notáveis avanços tecnológicos e científicos. Estudar Geografia em escala local, nacional e internacional é de suma importância, tendo em vista o seu enfoque crítico à questão ambiental e às relações sociedade/natureza, trabalhado por meio da interpretação de textos, imagens, mapas e paisagens, dentro de um contexto sócio-ambiental.
A Geografia tem a finalidade de ensinar o indivíduo a “formar raciocínio e concepção mais articulada e aprofundada a respeito do espaço”, ou seja, possibilitar ao aluno a prática de pensar os fatos e acontecimentos dentro do espaço geográfico. Para tanto, é necessário trabalhar temas que possam responder às problemáticas vividas pela sociedade, isto é, relacionando a teoria com a experiência de vida do aluno, mostrando a importância dessas vivências para ampliar e aprofundar o conhecimento já adquirido.
Neste contexto, a Geografia tem um papel significativo no processo de interpretação e apreensão da realidade espacial pelo aluno. Diante da complexidade espacial do mundo, esta ciência ocupa no currículo escolar um lugar privilegiado na formação da cidadania participativa e crítica. Portanto, o seu ensino deverá ser empreendido de forma que ajude o indivíduo a pensar a realidade e atuar nela do ponto de vista da espacialidade e através de observações, análises, interpretações, desenvolvendo assim um pensamento crítico e coerente sobre a diversidade de temáticas abordadas no contexto geográfico. Assim, esses domínios contribuem para uma educação voltada para o mundo heterogêneo, diverso e complexo, resultado da mobilidade do capital intelectual, econômico, tecnológico, social, educacional, político, cultural e biológico e da velocidade das informações, deslocamentos de indivíduos e instituições.
Sob esta perspectiva nota-se que assim como as demais ciências, a Geografia evoluiu ao longo do tempo e esta evolução reflete também na sociedade, exigindo da escola novas leituras e novos métodos de trabalho, pois a sociedade ocidental capitalista, com sua perspectiva voltada para o futuro, tem deixado de lado o passado, que é importante para que o individuo entenda as transformações atuais, do local ao global, no momento vigente.
Partindo desses pressupostos, considera-se que a Educação Geográfica possui uma pluralidade capaz de fazer entender as transformações ocorridas no decorrer do processo histórico proporcionando a formação de indivíduos capazes de se situarem de forma adequada no mundo e de influírem positivamente para que a sociedade como um todo e as relações do homem com o meio ambiente se aperfeiçoem.
Eliene Pereira

Um comentário:

Cientista da Linguagem disse...

Nossa vcs geógrafas tem cada Blog lindo hein!!
Parabéns Apaixonei-me pelo seu Blog